Encaixotando Pensamentos Assustadores
Medo é uma reação natural para qualquer estímulo que possa representar uma ameaça à segurança de alguém. Ansiedade, por outro lado, é uma emoção completamente baseada no pensamento. Estudos conduzidos com crianças mostram que problemas de ansiedade frequentemente se relacionam a pensamentos assustadores ou terrores noturnos. Em casos como esse, crianças podem se recusar a entrar no próprio quarto, mostrar sinais de tristeza, pedir permissão para dormir com os pais ou solicitar o uso de dispositivos auxiliares, como luzes noturnas, por conta do escuro.
Geralmente essa é uma fase temporária, mas pode se alongar quando há algo além de um simples medo do escuro. Entender a ansiedade de seus filhos cedo é importante para prevenir futuros fatores de risco.
A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e suas intervenções inovadoras podem ser usadas na avaliação e tratamento de vários sintomas de ansiedade em crianças. Jogos terapêuticos, atividades artísticas, contação de histórias e outras intervenções criativas podem ser usadas como componentes chave de TCC ao trabalhar com crianças.
Um Método de Ludoterapia: A Metáfora da Caixa de Terror
A metáfora da caixa de medo, uma técnica frequentemente usada na ludoterapia, e a informação compartilhada pela mãe na história em que ela também experienciou medo cara a cara, não só mostra empatia, mas também demonstra que dificuldades podem ser superadas conjuntamente.
Os Terríveis Pensamentos de Panda Cotta é uma história publicada por Kidly que pode servir como um guia para ansiedade e medo do sono.
A história também contém uma prática de consciência plena que vai ajudar a lidar com pensamentos assustadores.
Se aplicarmos esta ideia de medo na história para terapia cognitiva comportamental antes de dormir;
Entretanto, após os pais realizarem com a criança a prática de consciência plena da caixa de medo, as mudanças a seguir acontecem na cognição da criança;
Quando a terapia é apoiada por histórias, isso pode ajudar o processo de sono a atingir a qualidade desejada. A história Os Terríveis Pensamentos de Panda Cotta chama à atenção da criança pensamentos assustadores disfuncionais de forma empática. Então passa para a criação de ideias funcionais. Acompanhada de exercícios de respiração, a criança manda todos os pensamentos assustadores para a caixa do medo, experimentando uma técnica para lidar com medos, além de um sono muito mais confortável.
Particularmente em casos de medo que começam em uma idade jovem, o envolvimento parental, apoio e encorajamento no processo é de grande importância para chegar à solução. A história de Panda Cotta convida a criança a aprender sobre ansiedade através dos olhos de um personagem doce e amável, ao mesmo tempo que demonstra que há sempre esperança para mudança.
Övgü Yaren Soydan
Psicóloga Clínica
Depois de completar os 4 anos de graduação em Psicologia, terminou seu mestrado em Psicologia Clínica e recebeu treinamento em Análise de Imagem em Crianças, Ludoterapia e Terapia Cognitiva Comportamental em seus estudos. Atualmente trabalha com psicologia infantil, adolescente e adulta.